Tratamento da Fibromialgia - Fibromialgia Tem Cura?

A Fibromialgia é uma doença bastante comum, que infelizmente ainda é pouco reconhecida e costuma trazer bastante sofrimento para aqueles que convivem com ela. Algumas pessoas levam anos procurando ajuda até chegar a um diagnóstico correto.

6/14/2023

Ela se inicia com mais frequência por volta dos 40 a 50 anos de idade e é mais comum em mulheres. Causa diversos sintomas, sendo o mais conhecido a presença de dor por todo o corpo. Muitos relatam que "dói tudo". Mas também é comum apresentar cansaço, dificuldade para dormir, sono não reparador, esquecimento, piora da dor com o esforço físico e dificuldade para realizar as atividades do cotidiano. Muitas vezes o quadro vem associado a outras patologias, como Depressão e Ansiedade.

A causa desse problema de saúde, apesar de muito estudada, ainda é pouco compreendida. Vemos alterações nas vias de sensibilidade à dor, alterações cerebrais e medulares, mas ainda sem uma definição completa.

O tratamento da Fibromialgia é complexo e extenso, mas ajuda bastante a diminuir os sintomas da doença. Ele possui alguns pilares:

• Atividade física e alongamentos - alguns tipos são mais indicados que outros

• Melhora da qualidade do sono - sabemos que um sono reparador é capaz de agir nas vias de dor que estão sensibilizadas, auxiliando muito no quadro geral

• Tratamento dos problemas de saúde associados - depressão e ansiedade, por exemplo (mas não somente), geralmente pioram o quadro e dificultam a recuperação. O tratamento correto é muito importante

• Tratamento medicamentoso - algumas medicações ajudam a reduzir a dor, atuando diretamente nas vias de modulação (controle, ajuste) da sensibilidade dolorosa

• Tratamento das crises dolorosas - a falta de algo que possa aliviar a dor nesses momentos é causa de bastante sofrimento e dificulta o cotidiano de quem tem Fibromialgia

• Tratamento dos pontos de maior sensibilidade - muitas vezes alguma área mais inflamada (como uma artrite, uma tendinite, ou até outras lesões dolorosas localizadas) podem atuar como "gatilhos" para o nosso sistema de dor, fazendo com que ele fique ativo em excesso e aumentando a sensibilidade geral.

Além disso, algumas vezes utilizamos medicamentos injetáveis, bloqueios e inativação de pontos gatilho para esses pontos mais dolorosos.

Até o momento, infelizmente ainda não conseguimos encontrar um medicamento ou tratamento que cure completamente a fibromialgia (e desconfie se ouvir o contrário), mas o tratamento é capaz de melhorar muito a qualidade de vida das pessoas que sofrem com essa doença. O mais importante é não desistir de tratar e seguir as orientações do seu médico de confiança. O tratamento é um caminho que deve ser percorrido em conjunto, não uma solução mágica que resolve os problemas instantaneamente.

*Este texto tem caráter meramente informativo e não se trata de orientação específica de tratamento para qualquer caso individual. Consulte seu médico de confiança.

Tratamento da Fibromialgia

Fibromialgia Tem Cura?

ilustração de uma mulher com dor cervical