Qual é a causa da enxaqueca? Quais são os sintomas mais comuns?

Dor de cabeça, chamada de cefaleia no vocabulário médico, engloba todos os tipos existentes. Pois é, trata-se de um termo amplo, pois existem vários subtipos de cefaleia. Aqui vamos falar sobre a enxaqueca, suas causas e sintomas mais comuns

9/11/20233 min read

Dor de cabeça, chamada de cefaleia no vocabulário médico, engloba todos os tipos existentes. Pois é, trata-se de um termo amplo, pois existem vários tipos de cefaléia. Enxaqueca (ou migrânea), tensional, hemicrania paroxística, em salvas, em trovoada, hípnica, crônica… e outras.

Mas esse é o momento da enxaqueca, a mais famosa delas. Muito comum, afeta mais as mulheres em idade fértil, sendo frequentes as crises no período menstrual. Não temos um conhecimento 100% completo das causas da enxaqueca, mas sabemos que surgem alterações de neurotransmissores e atividade dos neurônios em alguma área do cérebro, que afeta também as artérias da região causando dilatação das mesmas, e se alastra pelo córtex cerebral. Algumas vezes nosso cérebro consegue se autorregular para dar fim a essa "onda" que se alastra, e interromper a crise de enxaqueca. Outras vezes, tomamos alguma medicação que aborta a crise. E em algumas outras, a "depressão cortical alastrante" (como é conhecida essa teoria no meio científico) se propaga e se mantém ativa, podendo durar por muitos dias e até necessitar de internação para controlá-la.

Os sintomas da enxaqueca costumam afetar somente um dos lados da cabeça (é unilateral), as crises podem ser de moderada a forte intensidade, tem duração entre 4 e 72 horas (mais do que 72h de crise contínua pode se tratar de status migranoso) e pioram com a atividade cotidiana (ou seja, muitas vezes é impossível conseguir continuar a atividade que estava fazendo antes de iniciar a crise, seja no trabalho, em casa ou atividade física). É comum que as pessoas que têm enxaqueca relatem que não conseguem fazer nenhuma atividade quando estão com crise, que precisam ficar em um quarto escuro, no silêncio, para amenizar a dor.

Outros sintomas associados são a náusea e o vômito, a fotofobia (luz causa incômodo ou piora a dor), a fonofobia (som ou barulho, até mesmo baixos, causam desconforto ou pioram a dor) e a osmofobia (desconforto com cheiros).

Além de todos esses sintomas existe a aura, que costuma ser um sintoma sensitivo, sendo mais comum a aura visual. É uma manifestação que demonstra o "movimento" dessa onda cortical, pois se inicia de forma suave, vai ganhando intensidade e costuma ter seu pico após alguns minutos, muitas vezes antes ou no início de uma crise. Algumas pessoas veem pontos brilhantes no campo de visão, outras veem uma "mosquinha" ou um ponto escuro, outras, ainda, as imagens de forma distorcida. Mas também existem outros tipos de aura, inclusive auras com sintoma motor (por exemplo, inicia-se como uma fraqueza em algum dos membros que piora progressivamente, podendo chegar à imobilidade temporária do membro). Por outro lado, as auras não costumam durar mais de 30 a 60 minutos.

Essas são as queixas mais comuns de quem sofre com enxaqueca, mas também são frequentes queixas de alteração de humor, alteração do sono, início ou piora da dor com algum alimento específico. Até mesmo zumbido e tontura intensa podem ser sintomas de enxaqueca que enganam muita gente, podendo ser confundidos com labirintite ou doenças do ouvido.

No universo das cefaleias, a enxaqueca precisa ser diferenciada de outros diagnósticos. O tratamento pode ser parecido em alguns casos, mas em outros pode ser completamente diferente (saiba mais sobre o tratamento no artigo específico).

Dr Caio Martins.

Esse texto é de caráter informativo e não se trata de indicação de tratamento ou orientação individualizada. Procure sempre seu médico de confiança.

dor de cabeça