Dor de Cabeça de origem ocular existe?

Tipos de dores de cabeça de origem ocular reconhecidos pela ICHD-3 (International Classification of Headache Disorders, 3ª edição)

7/3/20234 min read

Cefaleias de Origem Oftalmológica

esse texto tem caráter apenas informativo, não se trata de orientação específica de diagnóstico ou tratamento e não substitui o atendimento por um profissional qualificado.

Cefaleia decorrente de glaucoma

O glaucoma é uma doença dividida em mais subtipos, sendo que o glaucoma agudo de ângulo fechado é o subtipo que está mais associado à dor de cabeça. É caracterizado por aumento da pressão intraocular, que gera dor de forte intensidade, muitas vezes referida puramente como dor de cabeça na região frontal ou temporal (às vezes a pessoa não percebe a origem da dor como sendo no olho afetado). Pode vir acompanhado de outros sintomas, como piora da visão, vermelhidão conjuntival, enjoo e vômito. Quando a pressão intraocular aumenta acima de 30 mmHg, o risco de perda visual permanente aumenta consideravelmente, tornando essencial o diagnóstico precoce.

Tratamento

O tratamento deve ser voltado para o glaucoma, que é a causa de base nesse tipo de dor de cabeça. Tratando corretamente o glaucoma, a dor de cabeça irá melhorar ou desaparecer.

Cefaleia atribuída a erros de refração (dificuldade visual para perto, para longe, astigmatismo)

Pessoas que tem dificuldade visual para perto (hipermetropia), para longe (miopia), astigmatismo (baixa nitidez da visão para perto e para longe) ou insuficiência de convergência ocular podem desenvolver dor de cabeça devido a um esforço aumentado para melhorar a formação da imagem. Por isso, tende a piorar no final do dia e melhorar aos finais de semana e períodos de férias. Não existe uma localização específica nesses casos, a dor pode ocorrer em qualquer local da cabeça, sendo mais comum nas regiões frontal e orbital (ao redor do olho).

Sinais que nos levam a suspeitar desse tipo de cefaleia podem ser: o surgimento de dor de cabeça junto com o início de uma piora da visão, a dor piora com tarefas visuais prolongadas compatíveis com o tipo de alteração visual (se a pessoa tem hipermetropia, a dor piora com tarefas como leitura e uso de computador, mas não piora ao manter o foco em coisas distantes), melhora após cessar a tarefa visual, melhora significativamente após a correção do erro de refração. Esse tipo de cefaleia é muito menos comum do que pensamos. Na verdade, uma minoria das dores de cabeça é secundária a esses problemas de visão.

Cefaleia atribuída a doença inflamatória ocular

Nesse tipo, há uma inflamação ocular como causa da dor. Doenças como irite, uveíte, ciclite, esclerite, coroidite, conjuntivite e inflamação da córnea (todas essas são estruturas do olho humano) podem ser causa de dor nos olhos e também de dor de cabeça. Ocorre relação entre o início ou piora da doença ocular e da dor de cabeça, e há melhora de ambas com o tratamento da patologia ocular. Quando a inflamação é somente em um dos olhos, a cefaleia ocorre no mesmo lado da cabeça. Para essas patologias oculares, é necessário uma avaliação com Oftalmologista para exame com instrumentos específicos e para orientar o tratamento.

Cefaleia Troclear

Geralmente de localização frontal e/ou periorbital (na região da testa e/ou ao redor do olho), acompanhada ou não de dor ocular, causada por disfunção ou inflamação peritroclear e é exacerbada por movimento ocular. É secundária à inflamação da tróclea ou bainha do músculo oblíquo superior (esse músculo faz o movimento do olho na direção para cima e para o meio). Pode piorar com leitura e até desencadear um episódio de enxaqueca nas pessoas que tem esse outro tipo de dor. Para o diagnóstico dessa patologia como causa da dor de cabeça, é necessário preencher os critérios conforme a ICHD-3:

• cefaleia frontal e/ou periorbital que satisfaz o critério C abaixo

• evidência clínica e/ou imagem de disfunção ou inflamação troclear - sensibilidade à palpação da tróclea ou órbita supero medial.

• Evidência de relação causal, demonstrada por ao menos 2 dos seguintes: dor ocular unilateral; cefaleia piora com movimento ocular (principalmente vertical); cefaleia melhora significativamente com injeção de anestésico local ou corticoide na região peritroclear; cefaleia é localizada e é do mesmo lado da tróclea implicada;

• Não é melhor explicada por outro diagnóstico do ICHD-3.

O tratamento pode ser feito com a aplicação de medicamentos no local, uso de medicamentos via oral para dor e inflamação, que costumam ser suficientes para cessar as dores.

homem com dor de cabeça colocando as mãos na testa
anatomia do musculo obliquo superior e nervo troclear do olho
oculos de grau sobre um notebook